No inverno, é importante manter a rotina de exercícios, pois eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a queima calórica, combater a depressão sazonal, auxiliar na manutenção da massa muscular e óssea e manter a temperatura corporal estável. Mas, com a chegada do inverno, muitas pessoas abandonam a prática de exercícios físicos. Se isso acontece com você, agora você tem 10 dicas para não desistir:
1. Hidratação
Beba líquidos como água e chás quentes para hidratar e aquecer o corpo, pois, no inverno, a tendência é a diminuição do consumo de líquidos.
2. Alimentação saudável
Consuma frutas, verduras e legumes, pois, no inverno, a tendência é o aumento no consumo de alimentos quentes e calóricos.
3. Aquecimento
Faça de 10 a 15 minutos de aquecimento (generalizado – caminhada, esteira, bicicleta) e alongamento ativo das articulações e músculos que irão ser utilizados na sessão de treinamento. Essa ação irá ajudar a preparar o corpo para o exercício, evitando lesões.
4. Respeite os limites do seu corpo
Não force o corpo além do seu limite, principalmente no início do treino.
5. Se você sofre de doenças respiratórias, consulte um médico antes de praticar exercícios
É importante ter cuidado com a prática de exercícios ao ar livre em dias muito frios, pois o frio pode prejudicar as vias respiratórias.
6. Se você sofre de doenças cardiovasculares, consulte um médico antes de praticar exercícios
É importante ter cuidado com a prática de exercícios em dias muito frios, devido à vasoconstrição e aumento da pressão arterial.
7. Horário da prática de exercícios
Evite a prática de exercícios muito cedo, procure realizá-los no meio do dia (entre 10h e 16h), em que as temperaturas estão mais elevadas.
8. Vestuário
Procure utilizar roupas confortáveis que mantenham a temperatura do corpo, meias, luvas e gorros, se necessário.
9. Evite exercícios intensos ao ar livre em dias muito frios
Se estiver muito frio, opte por atividades em ambientes fechados, como academias ou em casa.
10. Consulte um profissional capacitado
Sempre consulte um profissional de educação física para iniciar a prática de exercícios físicos.
Com essas dicas, não deixe o frio ser uma desculpa para não treinar. Mexa-se! Você só tem a ganhar.
Cuidados especiais para idosos
Vale ressaltar que os cuidados com a prática de exercícios físicos no inverno devem ser intensificados quando aplicados aos idosos. Isso, porque, no inverno, há um aumento de 30% de infartos (Instituto Nacional de Cardiologia), em decorrência da vasoconstrição, redução do fluxo sanguíneo e aumento de pressão. Os idosos, também, podem apresentar hipotermia (baixa temperatura corporal) e maior incidência de quedas e dores crônicas, como artrites e artroses.
Por esses fatores, a prática de exercícios pelos idosos, no inverno, deve ser realizada em baixa intensidade, com aquecimento gradual e alongamento ativo, para preparar o corpo do idoso para realização dos exercícios e, assim, reduzir a incidência de lesões. Além disso, os exercícios devem ser realizados em ambiente fechados e as pausas entre as séries devem ser ativas, para que o corpo não "esfrie".
Com esses cuidados, os idosos podem e devem continuar a prática regular de exercícios, mesmo nos dias mais frios, para que mantenham a saúde física e mental.
